segunda-feira, 13 de maio de 2013



Depois de ver as inúmeras possibilidades do uso da nossa matemática no cotidiano, vejamos algumas atividades que colocamos em prática com nossos alunos de 3° ano do Ensino Fundamental.


- Aprendendo as horas:


Aplicamos uma atividade bem simples como colocamos no exemplo acima. Pensamos nessa atividade para analisarmos a reação da criança diante de um relógio e qual seria o maior nível de dificuldade quando o assunto é que horas são?
Tendo como material de apoio um relógio analógico em mãos ficou mais fácil de desenvolver a proposta.
Começamos pelos conceitos básicos da explicação, tais como, função dos ponteiros, orientação e noção de maior e menor. A atividade desenvolvida era bem simples e as crianças conseguiram concluir porém, tiveram um pouco de dificuldade ao distinguir os ponteiros maior ( horas) e menor ( minutos).



- Aprendendo com dinheiro:




Já a atividade com dinheiro foi proposta a fim de aflorar as noções de cálculo, como soma e subtração, ou seja, de como aplicamos essas operações na vida financeira. Eles já conseguem distinguir os valores das notas e por ser uma atividade simplificada atingimos o objetivo esperado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário