Depois de ver as
inúmeras possibilidades do uso da nossa matemática no cotidiano, vejamos
algumas atividades que colocamos em prática com nossos alunos de 3° ano do
Ensino Fundamental.
- Aprendendo as horas:
Aplicamos uma atividade bem simples como
colocamos no exemplo acima. Pensamos nessa atividade para analisarmos a reação
da criança diante de um relógio e qual seria o maior nível de dificuldade
quando o assunto é que horas são?
Tendo como material de apoio um relógio
analógico em mãos ficou mais fácil de desenvolver a proposta.
Começamos
pelos conceitos básicos da explicação, tais como, função dos ponteiros,
orientação e noção de maior e menor. A atividade desenvolvida era bem simples e
as crianças conseguiram concluir porém, tiveram um pouco de dificuldade ao
distinguir os ponteiros maior ( horas) e menor ( minutos).
- Aprendendo com dinheiro:
Já a atividade com dinheiro foi proposta a fim
de aflorar as noções de cálculo, como soma e subtração, ou seja, de como
aplicamos essas operações na vida financeira. Eles já conseguem distinguir os
valores das notas e por ser uma atividade simplificada atingimos o objetivo
esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário